top of page

Quem somos...

Bruno Ferreira Matsumoto, formado em História pela Universidade Estadual Paulista.

Fábio Alves Medeiros, formado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista.

Luiz Fernando Valle, formado em História pela Universidade Nove de Julho.

José Roberto Rodrigues, formado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Jovir José de Almeida Filho, formado em Letras pela Universidade Estadual de Campinas, atua como professor no Espaço iSapiens, lecionando em cursos voltados para concursos públicos em geral e pré-vestibular, em Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Física, Lógica, Atualidades e Redação. Tem por interesse construir uma cultura de pesquisa no ambiente itapetiningano e fomentar trabalhos de todas as áreas do conhecimento a fim de que se atinja cada vez mais um fortalecimento cultural, sobretudo popular, e histórico dos valores existentes na cidade ao longo de toda sua história.

      O NEHPI, Núcleo de Estudos Histórico-Políticos de Itapetininga, nasce de conversas questionadoras e inconformadas com a realidade atual realizadas entre professores desta cidade, o que não significa que seja um Núcleo restrito a esta classe profissional, muito pelo contrário, pois visa ser amplo e eclético no olhar a fim de que se atinjam todos os ângulos do questionamento e se alcancem pensamentos e ações capazes de construir uma cidade cada vez mais justa e mais preparada ao tempo em que vivemos. Para alcançar tal objetivo, somos um núcleo de estudos, voltados sobretudo à História Universal, do Brasil, do Estado de São Paulo e da cidade de Itapetininga, mas não restritos a esta área do conhecimento humano, pois precisamos saber do contexto social, antropológico, linguístico, estatístico, econômico, enfim, todo conhecimento é bem-vindo e necessário à compreensão.

      Como toda ação humana, nossos estudos são políticos e incidem na questão política dos atos, uma vez que recai em ações voltadas a um coletivo e jamais presas ao individualismo ou mesmo ao interesse restrito de um grupo, nem mesmo dos integrantes do Núcleo.

       O NEHPI, assim, nasce para acrescentar e ser acrescentado, agregando o que o conhecimento acadêmico tenha de mais imediato à sociedade, sem se tornar um núcleo meramente academicista.

bottom of page